Depois de escolhido o destino dos seus sonhos, agora é hora de preparar a viagem seguindo este planejamento:
1. Passaporte – Tire o passaporte com uma boa antecedência da data da viagem. Caso já possua, verifique se está próximo do vencimento, pois alguns países exigem que tenha a validade de no mínimo 6 meses a partir da data de ingresso.
2. Visto – Sempre certifique se o país que será visitado possui a exigência de visto.
3. Vacinas – Alguns países exigem comprovante internacional de vacina. Verifique quais são as vacinas exigidas no seu destino escolhido e consulte o site da ANVISA. Veja também o local mais próximo para emissão do documento e para tomar as doses. Obtenha o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia.
4. Passagens – Na hora de comprar as passagens, dê preferência comprar com cartão que ofereça uma bonificação com milhagem e principalmente o seguro viagem. Dicas no post: Vale a pena usar cartões de crédito nas compras de passagens? Pesquisadores de passagens: ViajaNet.com.br e Decolar.com
- Escolha de assentos – Na compra da passagem não se esqueça de escolher os assentos de acordo com suas necessidades. Dicas no post: como escolher os assentos no avião.
- Escolher suas refeições – Caso tenha algum tipo de dieta restritiva ou questões religiosas, há opções nas reservas. Pedidos muito especiais e específicos procurem entrar em contato com a companhia aérea por telefone.
- Pessoas com dificuldades de locomoção – Quem precisa de atendimento especial, também poderá solicitar no momento da reserva da passagem, ou antes, do voo, mas nunca na hora do check-in.
- Acumulo de milhagem – Todas as companhias aéreas oferecem benefícios no acumulo de milhagens. Assim no momento do check in, você pode solicitar para que sejam inseridos os pontos na sua conta. Portanto, esteja cadastrado em um programa de milhagem de acordo com a companhia aérea na qual está viajando ou programa de parceria da companhia aérea.
5. Deslocamentos internos – Além da passagem internacional, é recomendável fazer a reserva dos deslocamentos internos, situação onde é decidido os trechos que serão feitos por via aérea, trem ou ônibus. Compradas as passagens com antecedência, há probabilidade de conseguir preços mais acessíveis, onde muitas vezes são concedidos interessantes descontos e promoções.
6. Seguro de Viagem – Se você não comprou a passagem que lhe bonifica com o seguro viagem, é muito importante contratar por outro meio, tendo em vista que alguns países exigem a entra de turistas com seguro, como no caso da União Européia. Link de seguro viagem.
7. Definir estimativas de gastos – Muito importante é fazer uma estimativa de gastos para a viagem. Assim você não correrá o risco de passar por necessidades. Apesar dos gastos principais, como passagens, transportes internos e hospedagem, deve-se ter também um planejamento de gastos com a alimentação, passeios, ingressos, diversões e eventuais imprevistos (emergências).
8. Dinheiro para a viagem – Dependendo do país e das moedas que são aceitas, é preciso analisar as vantagens de como levá-la e qual moeda comprar. Portanto é recomendável planejar antes e avaliar a possibilidade de adquirir com certa antecedência, dianteda grande oscilação da taxa cambial aqui no Brasil. Lembre-se também de verificar quais os cartões de crédito são aceitos no seu destino, se há máquinas de saques disponíveis, se o câmbio é favorável e se é seguro andar com dinheiro em espécie. Cartão de viagem, cartão de credito ou moeda local?
9. Roteiro de Viagem – Esse é o momento mais gostoso do planejamento: pesquisar o que ver e conhecer na próxima viagem. Monte um roteiro de viagem detalhado, definindo as principais atrações a serem visitados e os restaurantes ou cafés mais interessantes. Procure traçar os roteiros dia a dia, um perto do outro, para otimizar o seu tempo. Recomendo que esse preparo seja feito com ajuda do Planejador de rotas do Google Maps: https://www.youtube.com/watch?v=oIQxKEA6gcg. Importante também pesquisar sobre as atrações locais, e principalmente pesquise sobre entradas e eventos gratuitos.
10. Reserve o hotel – Com o roteiro em mãos, é hora de escolher os Hotéis. Procure reservar-los com antecedência para garantir um preço razoável. Lembre-se que os melhores e mais bem localizados Hotéis costumam lotar rapidamente, principalmente nos nos lugares mais buscados.
11. Dicas de buscadores de hoteis: Booking.com e Hoteis.com
12. Por último, arrumar as malas – Chegou o momento de decidir qual mala levar? Nessa hora será importante verificar as regras de quantidade, peso e da tarifa de bagagem da companhia aérea que você comprou as passagens. Não esqueça: no caso os voos domésticos e os low fares, estes possuem regras diferentes para as bagagens. Caso ache que vai precisar aumentar a bagagem, compre com antecedência, pois na hora do check-in no aeroporto custará mais caro.
Procure levar o mínimo necessário. Além de pagar menos, se tiver muitos deslocamentos durante a viagem, será um baita estorvo carregar muitas malas.
Tipos de Bagagem clique aqui para ver expecificações
O que é mala de mão ou bordo? E o que é mala de despacho?
– Mala de bordo é aquela mala que vai com você dentro da cabine do avião, onde você coloca debaixo do seu assento ou no compartimento acima dos assentos. É aqui onde você leva os seus pertences mais importantes e que não podem ser perdidos ou extraviados. Mala de despacho é aquela mala que na hora do check-in você diz adeus e só pega na chegada do destino.
O que levar na Mala de bordo?
– Na Bagagem de bordo internacional é permitido levar um item pessoal, que pode ser uma bolsa ou mochila e uma mala de bordo. Leve também um porta dólar de cintura por dentro da roupa para levar dinheiro, cartões de crédito e o passaporte. É permitido levar um casaco na mão, caso esteja indo para um lugar muito frio. Como ocupa muito espaço na mala, melhor levar na mão. Chegando ao destino, não precisará abrir a mala para pegar. Instrumento musical, desde que possa passar pelos equipamentos de Raio-x dos seguranças. Uma bengala ou guarda chuva de cabo e sem pontas. Cadeirinha bebe conforto ou caminha tipo moises.
Checklist da bagagem de bordo:
1. Pasta de Documentos:
- Passaporte e uma Fotocopia, Importante anexar no seu email as cópias de todos os documentos, pois no caso de perda poderá acessar em qualquer lugar do mundo.
- Carteira de habilitação, caso vai alugar um carro
- Carteirinha de estudante. Caso tenha, pode lhe dar vantagens e descontos em passeios
- Passagens aéreas
- Cartões de Crédito. Leve 2 por garantia e não esqueça de desbloquear para o uso internacional
- Moeda do país
- Porta dinheiro ou porta dólar p debaixo da roupa
- Receitas médicas
- Voucher dos hotéis
- Vouchers do seguro de Saúde Internacional
2. Uma necessaire de higiene pessoal com: Escova e pasta de dente, escova de cabelo, remédios de rotina (colírios, analgésicos), álcool gel, lenço de papel e absorvente.
3. Bolsinha de eletrônicos com: Carregador do celular, da câmera, do fone de ouvido se for sem fio. Fone de ouvido, carregador universal, bateria extra e tomada universal.
4. Bolsinha para dormir bem: Almofada de pescoço, garrafa de água vazia, mascara para dormir e tampão de ouvidos.
5. Uma muda de roupas completa para caso a mala seja extraviada ou caso aconteça de sujar
6. Comidinha e chicletes para mastigar durante o voo para desentupir os ouvidos.
7. Bolsinha de medicamentos, medicamentos usuais, pomadas e colírios
8. Uma Pasta de documentos: Cópias de documentos reservas, uma caneta e um bloquinho de notas.
9. Uma blusa de frio, caso sinta muito frio com ar condicionado do avião.
Dicas muito importantes sobre despachos de malas
– Deixe a sua mala mais personalizada e de fácil identificação, como uma cor, etiquetas, fitas coloridas, de modo que você possa ver de longe e dificulte que outra pessoa leve por engano.
– Colocar uma capa de mala, pode ser uma maneira de identificar a sua mala, além de proteger da sujeira e dificultar furtos. Colocar vídeos de roubos de malas
– Não leve na mala coisas que lhe entregam como encomenda e você não saiba o conteúdo. Mantenha a mala perto da sua visão. Assim você não corre o risco que alguém coloque coisas ilegais na sua bagagem.
– Evite despachar bagagens com objetos de valor, como: jóias, dinheiro, cartões de créditos, documentos, remédios, eletrônicos e etc… Lembrando que a taxa de extravio de bagagem ainda é muito alta.