Apesar de parecer um lugar difícil para viver por ter um clima desértico, é ótimo para turistar.
Este destino já é um dos favoritos dos brasileiros possivelmente pelas paisagens e atrações tão diferentes das que temos no Brasil.
Quando você imagina um deserto, fica difícil imaginar que ele tenha tantas lagoas. Mas o Deserto do Atacama é assim mesmo – surpreendente. Você verá diversas pelo caminho, mas anota aí quais são as consideradas mais bonitas para você ficar atento na sua viagem: Lagunas Altiplânicas (Miscanti e Miniques), Lagunas Escondidas e Laguna Cejar. Uma é diferente da outra, mas todas com a sua particularidade.
San Pedro é a cidade-base para quem vai conhecer o deserto do Atacama. É rústica, com chão de terra e casas de barro e tem um charme único. A rua principal, Caracoles, é cheia de lojinhas e restaurantes legais. A cidade tem cerca de 2 mil habitantes e muitos turistas circulando pela rua principal – a Caracoles.
Conhecida como “mar morto da América do Sul”, o nível de sal na laguna Cejar é tão alto que você não consegue afundar na água da lagoa.Conhecida como “mar morto da América do Sul”, o nível de sal na laguna Cejar é tão alto que você não consegue afundar na água da lagoa. Dois lugares para vivenciar essa experiência são a Laguna Cejar e as Lagunas Escondidas.
O Deserto do Atacama se encontra numa área de muitos vulcões, o que deixa a paisagem ainda mais diferente aos nossos olhos. É possível escalar um deles até o topo – o Lascar – com 5.592 metros de altitude.
Um dos fenômenos mais interessantes do deserto do Atacama acontece nos Gêiseres de Tatio. Os gêiseres são formados quando rios quentes subterrâneos entram em contato com rochas geladas. Como o lugar onde os gêiseres ficam é bem frio, isso contribui para esse fenômeno incrível.
Você pode achar o céu do Deserto do Atacama o mais lindo que já viu. Mas não é só isso. É lá que foi construído em 2016 o maior projeto astronômico do mundo e com o maior número de telescópios – o observatório ALMA. O lugar foi escolhido pela altitude e o clima árido que favorecem observações astronômicas.
É difícil acreditar, mas no meio do deserto, mais especificamente na base de um cânion, existem piscinas naturais de águas quentinhas. As termas de Puritama têm temperatura da água entre 28°C e 31°C e é um passeio ideal para você encaixar no meio da sua viagem para dar uma descansada.
Dica:
Uma boa ideia é levar hidratantes para o corpo, um descongestionante nasal e também um colírio para os olhos.